sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A história de uma grande paixão...

Uma das minhas grandes paixões é uma banda musical de seu nome R.E.M.. A sua fundação, por Michael Stipe (vocalista), Peter Buck (guitarrista), Mike Mills (baixista) e Bill Berry (baterista),ocorreu em 1980, rezando a crónica que o seu primeiro concerto foi no de 5 de Abril do mesmo ano, tendo nessa altura escolhido o seu nome entre outras alternativas ( verdadeiras preciosidades...) como Twisted Kites, Cans of Piss ou Negro Wives... Mas foi muito depois disso que tomei contacto com a sua música, depois de em 1983 terem visto o seu primeiro album, Murmur de seu nome, ter sido considerado o álbum do ano pela Rolling Stone, depois ainda de terem sido considerados em 1997 em plena capa pela mesma revista como a melhor banda americana... Pensando bem foi só após os seus primeiros grandes êxitos da década de 90, como Losing my Religion ou Radio Song que despertaram em pleno a minha atenção, embora me lembre vagamente de ouvir na músicas como Seven Chinese Brothers, The One I Love ou Stand e de ouvir um rapazito chamado Álvaro Costa falar deles com entusiasmo num programa da RTP2 chamado Via Rápida... Entretanto saiu também o albúm Automatic for the People em finais de 1992 e eu lá me ia entretendo com umas cassetesinhas da banda.
Foi em 18 de Janeiro de 1994 que tive o meu primeiro CD dos R.E.M., de seu nome Out of Time e depois dai começou a crescer a paixão, acabando rapidamente por comprar Automatic for the People, Monster, que saiu em Outubro desse mesmo ano e Singles Collected, uma colectânea dos Singles antigos da banda. Entretanto e, com o passar dos anos fui comprando as reedições em CD dos albuns antigos, sendo que no Verão de 1995 chegou a primeira desilusão pois aquele que seria o seu primeiro concerto em Portugal, no antigo estádio de Alvalade, teve que ser cancelado por doença do baixista Mike Mills... Mais tarde, em Outubro de 1997 Berry abandonaria a banda isto sem que antes, em 1996, tenham assinado o maior contrato da indústria discográfica.
A banda continuou e a minha paixão por ela ainda foi crescendo, cada vez me ia tocando mais fundo, e então lá decidi começar a coleccionar Cd Singles... A 17 de Junho de 1999 lá fui ao pavilhão Atlântico assistir à estreia dos R.E.M. em palcos portugueses, o que é certo é que a paixão ainda cresceu mais... aí decidi começar a coleccionar as edições limitadas dos albuns, e inscrever-me no clube de fãs(que todos os natais envia um single exclusivo, seja em vinil, CD ou DVD)!
Mais tarde virei-me para os vinis, LP's, 7'' e 12'' e entretanto a 5 de Janeiro de 2005 lá voltaram os R.E.M. ao pavilhão Atlântico e aí tive a oportunidade de primeiro conhecer pessoalmente Scott McCaughey, músico de suporte, e depois Peter Buck, guitarrista da banda e, mais uma vez a paixão lá foi crescendo...
Muitos anos depois do começo desta paixão lá fui acumulando uma quantidade inacreditável de itens: CDs, CD-Singles, edições limitadas, vinis, 7'', 12'', singles do clube de fãs, autógrafos, posters autografados, T-shirts, bonés, toalhas de chá com o logo da banda e autografadas, bootlegs (de concertos e rarides), revistas, album de recortes, até uma palheta do Mike Mills (baixista) usada por este em concerto... enfim, tantas e tantas coisas!

Sem comentários:

Enviar um comentário